COMO FIDELIZAR SEUS PACIENTES | Clínica Ágil

COMO FIDELIZAR SEUS PACIENTES

 

A perda de um paciente ocorre quando ele deixa de cumprir um tratamento antes do fim do número de sessões recomendadas. É um fato bem conhecido no meio fisioterapêutico que pacientes que não completam o número de sessões recomendadas tem mais chances de obter resultados não tão bons.

Como Fidelizar Seus Pacientes

Independentemente do cuidado que você oferece, pacientes que não ficarem satisfeitos com o resultado do tratamento vão culpar a clínica de fisioterapia. E sabemos que a taxa de pacientes que abandona o tratamento pela metade é muito alta. O problema é que além de se prejudicarem, eles podem vir a se tornar clientes insatisfeitos e culpar a clínica. Por isso manter os pacientes engajados até o fim do tratamento se torna tão importante. Ao conseguir engajá-los, você aumenta suas receitas e aumenta sua base de clientes fiéis.

Comece calculando exatamente a taxa de pacientes que não completa o número de sessões recomendadas na sua clínica. Para cada paciente, pegue o número de sessões completadas e divida pelo número de sessões planejadas. Multiplique esse número por 100 para obter a taxa de perda de pacientes para cada paciente em percentagem. Depois some as taxas de cada paciente e divida pelo número total para obter a taxa de perda de pacientes média. Acompanhar esse número será importante para ver se os seus esforços para fidelizar os pacientes estão tendo efeito ou não. Agora seguem algumas dicas para diminuir essa taxa:

 

Comece com uma boa primeira impressão

Muitas pessoas são intimidadas pela fisioterapia pois não tem nenhum conhecimento sobre e muitos deles chegam a clínica com dores que podem até mesmo afetar sua aparência. Certifique-se de que todos os pacientes tenham uma primeira impressão fantástica da sua clínica. Você quer que eles se sintam confortáveis e esperançosos que você os fará se sentir melhor.

Oferecer atendimento de qualidade

Exceder as expectativas dos pacientes é uma ótima maneira de fazer eles voltarem. Isso significa corresponder suas expectativas desde o início e fornecer um resultado ainda melhor.

Entenda a competição

Clínicas de Fisioterapia se tornarão populares nos últimos tempos. Você provavelmente não é a única opção para o tratamento do seu paciente. Descubra o que sua concorrência oferece e o que você pode fazer para se destacar

Seja um bom ouvinte

Você é o profissional, mas é o paciente que está sofrendo com a dor. Reconheça que há também um fator emocional ligada a debilidade física, mesmo que seja apenas temporária. Fazer que o paciente sinta que tem alguém ouvindo ele de verdade e quer ajudá-lo, vai desenvolver um relacionamento melhor.

Ensine seus pacientes

Quanto mais os pacientes souberem sobre a fisioterapia, mais complacentes eles serão. Explique sobre algumas das teorias por trás do que você está fazendo e como isso ajudará o paciente a superar sua condição atual.

Construa a Fidelidade

Quando os pacientes chegarem a clínica, deixe eles saberem que você estava esperando por eles e estava preparada para sua sessão. Faça com que eles se sintam uma parte importante do seu dia. Faça-os sentir como se estivessem trabalhando em time e a participação deles é vital.

Identifique Pacientes Desistentes Cedo

Nesses casos a intervenção é a chave. Perceba comportamentos que sugerem uma falta de comprometimento com o tratamento ou desinteresse. Você terá que trabalhar ainda mais para ter uma conexão pessoal com esses pacientes para fazê-los continuarem vindo.

Descubra porque pacientes abandonam

Use algum tipo de entrevista de saída pra saber porque os pacientes param de vir para a clínica de fisioterapia antes das sessões do tratamento finalizarem. Essas informações lhe ajudarão a fazer mudanças que incrementarão a retenção dos pacientes.

Ofereça Alternativas

Alguns pacientes ficam cansados de exercícios repetitivos, por isso é importante criar alternativas neste caso. Dessa forma eles ficarão mais motivados e positivos quando puderem ver resultados usando diferentes tipos de terapias, como por exemplo a aquática, onde os pacientes conseguem se mover com menos dores e tem maior probabilidade continuar o tratamento.

Conheça o Clínica Ágil e entenda como um sistema de gestão pode aumentar sua rentabilidade, otimizar sua gestão e te deixar com mais tempo para se dedicar aos pacientes e cuidar de você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *