Motivando os Pacientes Durante o Tratamento | Clínica Ágil

Motivando os Pacientes Durante o Tratamento

Motivando os Pacientes

homem fazendo fisioterapia

Você com certeza quer que seus pacientes se recuperem. Mas para isso, o paciente precisa comparecer aos atendimentos, se dedicar e se comprometer a promover mudanças em sua vida durante o tratamento de modo a atingir seus objetivos, ou seja, não depende apenas de você. Por isso seguem algumas dicas para motivar seus pacientes durante a jornada do tratamento:

Alinhe as expectativas 

A primeira dica é definir o que você e seu paciente esperam com o tratamento de modo que fique claro para os dois. Traçar metas realistas e deixá-las claras para o paciente também é muito importante. Assim como você também deve deixar claro como funcionam as políticas de faltas e atrasos da clínica, por exemplo. É importante também saber qual o meio de contato preferencial do paciente (para compartilhar informações úteis entre as sessões).

Assim como deixar salvo em algum lugar o que foi discutido para que você possa ser lembrado durante todo o tratamento. Este é um ponto em que a tecnologia pode ser muito útil para guardar as informações e detalhes dos pacientes. O Clínica Ágil armazena todas as avaliações e evoluções do paciente em um Sistema 100% online podendo ser acessado de qualquer lugar.

Enfatize a importância da participação do paciente

A primeira sessão também é o momento ideal de discutir a importância da participação do paciente durante os cuidados. Mesmo criando um programa de exercícios em casa, você não poderá estar junto do paciente 100% do tempo para orientá-lo em tempo real. Então você deve engajá-lo para que ele saiba da importância de serem ativos no tratamento. e focar no objetivo do tratamento. Seus pacientes devem estar cientes de como eles podem obterem melhores resultados se estiverem engajados no tratamento. Através do envio de lembretes automatizados do Clínica Ágil, o paciente recebe avisos via SMS, e-mail ou WhastApp sobre seus agendamentos para evitar imprevistos e atrasos.

Defina Metas Realistas

Toda pessoa que chega até você é única. Pois todo paciente tem um estilo de vida diferente, diferentes expectativas e diferentes motivações para ter buscado por ajuda.

Então para chegar ao sucesso no tratamento, você terá que trabalhar para estabelecer metas que fazem sentido para cada indivíduo. Mas tenha certeza de que as metas sejam realistas e atingíveis. Pois uma meta muito alta logo no início que acabe não sendo atingida pode acabar desmotivando o paciente e até mesmo fazendo com que ele abandone o tratamento, ainda mais nos casos de tratamentos mais longos. Através do Clínica Ágil você pode registrar as evoluções do paciente e acessá-las sempre que quiser no sistema online.

Utilize as metas para motivar os pacientes

Depois de definir as metas, tenha certeza de alinhar o plano de exercícios e progressões na clínica e em casa aos objetivos do tratamento para manter o engajamento. Os pacientes têm uma tendência de se motivarem mais ao saber que os exercícios estão diretamente ligados às suas metas. E certifique-se de comemorar cada meta atingida mostrando a eles o progresso alcançado. Toda pequena vitória conta e aumenta a motivação do paciente, ainda mais em casos onde a evolução é lenta. 

Cuide de você também

É claro que a atitude e o pensamento positivo são importantes para os resultados do tratamento, então faça um esforço para manter os seus pacientes engajados, assim como você também precisa estar bem. Você só conseguirá prestar um atendimento de qualidade se estiver com a saúde em dia, por isso certifique-se que suas necessidades básicas estejam bem atendidas (se hidrate, tenha um tempo de descanso adequado, etc..). Caso queira, pode buscar ajuda emocional com seus amigos, membros da família ou até mesmo terapia caso ache necessário.

É importante estar atento aos feedbacks dos pacientes durante o tratamento também, para melhorar ainda mais a experiência do paciente durante os atendimentos e se certificar de que eles continuem motivados para obterem melhores resultados.

Através de um sistema de gestão, você registra todas as informações do tratamento online e acompanha a evolução do paciente por meio dos registros no sistema. E tudo é salvo na nuvem e pode ser acessado de qualquer local com acesso a internet. Conheça mais as vantagens de ter um sistema de gestão implementado na sua clínica. Solicite uma demonstração gratuita hoje mesmo e conheça mais o Clínica Ágil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *